O Padre Júlio Rocha, Ouvidor Eclesiástico, representa o clero graciosense na cerimónia de Entrada Solene do novo Bispo de Angra, D. Armando Esteves Domingues, que a RTP Açores transmite no próximo domingo, às 17 horas, a partir da Sé Catedral.
Por esse motivo, não haverá missa neste domingo na Matriz de Santa Cruz, sendo celebrada a eucaristia vespertina no sábado, às 18 horas, presidida pelo Padre João Paulo Brasil.
“Serviço” e "formação” são os principais desafios
“Mais do que expectativas o que eu e os meus colegas na Graciosa queremos é não defraudar as expectativas que ele possa ter por nós como pastores”, afirmou em declarações ao Sítio Igreja Açores.
“Estamos ao serviço dos projectos que ele trouxer e estamos com este desafio de fazer o que Deus quer através das suas orientações” sublinhou lembrando que a formação dos leigos é um “desafio importante”.
“Numa ouvidoria pequena como a nossa e com poucos agentes pastorais a sua formação ainda é mais importante” refere.
D. Armando Esteves Domingues entra na diocese no dia 15 de janeiro, numa celebração que começa às 16h00, junto à Igreja da Misericórdia de Angra; segue depois em cortejo processional pelas ruas Direita e da Sé, em Angra do Heroísmo, e na Catedral celebrará pela primeira vez.
Além do clero das diferentes ilhas, a cerimónia de entrada do novo bispo contará com a presença de vários bispos diocesanos da Conferência Episcopal Portuguesa bem como sacerdotes das dioceses continentais onde serviu de forma mais próxima nomeadamente Viseu e Porto, bem como da sua diocese de nascimento, Portalegre- Castelo Branco.
D. Armando Esteves Domingues é natural de Oleiros e antes de ser nomeado bispo de Angra era bispo auxiliar do Porto, desde 2018.
Fonte: Igreja Açores