O Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu ontem um comunicado na sequência do pequeno núcleo depressionário com características tropicais, embebido numa vasta região depressionária, identificado às 15 horas e que tem afetado a região.
As chuvas fortes da última noite já provocaram pequenas inundações e derrocadas na ilha Graciosa, arrastando terras para as estradas, sobretudo nas zonas baixas de Santa Cruz e da Praia.
De acordo com o National Hurricane Center (NHC), às 21:00 UTC (25 de outubro) foi classificado como tempestade tropical PABLO (escala de Saffir-Simpson*), encontrando-se a 520 km a oeste/sudoeste dos Açores, deslocando-se para este-sueste com uma velocidade de 17 km/h.
Espera-se que inflicta para nordeste, dirigindo-se assim para o grupo Oriental dos Açores.
A tempestade tropical PABLO possui pequena dimensão, ou seja, o raio de acção do vento com intensidade de tempestade tropical é de aproximadamente 50 km à volta do seu centro aquando da sua passagem pelo grupo Oriental.
Assim, prevê-se para São Miguel e Santa Maria que o vento do quadrante sul rodando para oeste se torne FORTE com rajadas na ordem dos 100 km/h para o fim do dia de amanhã (sábado, 26 de outubro) e ondas de altura significativa de 5 a 7 m do quadrante sul passando a oeste.
Acrescente-se, no entanto, que apesar da trajectória da tempestade tropical PABLO ser em direcção ao grupo Oriental, a vasta região depressionária irá a provocar a ocorrência de aguaceiros que poderão ser fortes e acompanhados de trovoadas em todas as ilhas bem como, vento com rajadas até 85 km/h nos grupos Ocidental e Central.
(Novo comunicado será emitido dia 26 de outubro às 12:00 UTC (Hora local dos Açores).