Durante o ano de 2017, 134 artesãos, incluindo graciosenses, participaram em diversas ações do projeto “Craft & Art”, que consiste num conjunto de atividades formativas e de capacitação dos artesãos da Macaronésia.
Este tem como principal objetivo dotar as pequenas e médias empresas de conhecimentos técnicos nas componentes de gestão e marketing empresarial, integrando as mesmas nos mercados locais, nacionais e internacionais.
Esta iniciativa visa ainda fomentar a produção de matérias-primas e a prática do artesanato enquanto atividade económica certificada, bem como sensibilizar os setores de restauração e hotelaria para as vantagens da utilização de produtos artesanais na decoração dos espaços.
No âmbito do “Craft & Art”, será realizado, entre os dias 20 de fevereiro e 03 de março, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, dois workshops um de Tecelagem e um Acessórios de Moda.
Além desta ação, estão previstos, durante este ano, workshops na área do embalamento de produtos; uma residência criativa de fibras e tecelagem, em parceria com Cabo Verde; a participação numa feira de artesanato; a elaboração de programas turísticos complementares; a criação de um catálogo com novos produtos; a terceira reunião de parceiros nas Canárias; iniciativas de sensibilização dos hotéis e restaurantes; a criação de individuais para a restauração (Walking on Art); e a colocação de novos produtos em plataformas (Vida Portuguesa, etsy.com, Creative Gourmet e Anthropologie).
Na sessão de abertura dos workshops que agora se iniciam foi dado a conhecer uma pequena mostra do ciclo da lã – “da ovelha para o tear”.
O projeto, desenvolvido pela GRATER – Associação de Desenvolvimento Regional das Ilhas Graciosa e Terceira em parceria com o Centro Regional de Apoio ao Artesanato dos Açores; a Associação para o Desenvolvimento Local de Ilhas dos Açores (ADELIAÇOR); o Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM); a Fundação para a Etnografia e Desenvolvimento do Artesanato das Canárias (FEDAC); e o Centro Nacional de Artesanato e Design de Cabo Verde (CNAD), representa um investimento superior a um milhão de euros, tendo um cofinanciamento comunitário do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional de 85 por cento, no âmbito do INTERREG V MAC 2014-2020.