O Vice-Presidente do Governo anunciou hoje, em Angra do Heroísmo, que o Executivo açoriano assegurou o acesso às linhas de crédito nacionais, em mais 150 milhões de euros, para as empresas açorianas que ainda não tenham conseguido aceder a este apoio financeiro pelo esgotamento das suas dotações.
Com esta nova medida, as empresas açorianas podem agora aceder sem restrições a essas linhas de crédito, criadas para o apoio à economia no âmbito de COVID-19.
Desta forma, as empresas açorianas passam a ser as únicas empresas do país que mantêm o acesso às linhas de crédito nacionais de forma imediata, potenciando as que já foram implementadas e operacionalizadas.
“O Governo dos Açores conseguiu assegurar às empresas açorianas a disponibilização total de 255 milhões de euros no âmbito das linhas de crédito nacionais, através de um reforço que permitirá a disponibilização de mais 150 milhões de euros de financiamento destinado exclusivamente às empresas açorianas, através da criação de uma ‘Linha Específica Covid-19 – Apoio às Empresas dos Açores’”, destacou Sérgio Ávila, em conferência de imprensa.
“Assim, através deste reforço, ficam disponíveis mais 150 milhões de euros para apoiar o reforço de tesouraria e do fundo de maneio das empresas açorianas, o que constitui mais uma vantagem em relação às restantes empresas do país”, afirmou o governante.
As candidaturas podem ser efetuadas junto de qualquer banco a partir da próxima semana.
Fonte: GaCS