Açores assinalam o Dia Mundial da Proteção Civil na Graciosa
Uma semana depois, por causa dos festejos do carnaval, a Graciosa acolheu as comemorações nos Açores do Dia Mundial da Proteção Civil.
A Praça de Santa Cruz recebeu centenas de alunos da Escola Básica e Secundária da Graciosa que assistiram e participaram em diversas demonstrações. Do combate a incêndios às manobras do suporte básico de vida, os diversos agentes da proteção civil partilharam conhecimentos e mostraram os meios disponíveis.
Sensibilizar a população mais jovem para uma cultura de prevenção foi outro objetivo deste dia.
Numa região com as características dos Açores, a proteção civil é um ato de cidadania que começa em cada açoriano. Por isso, o governo tem apostado nas acções de sensibilização, realizando cerca de "200 ações de sensibilização, destinadas a mais de 13.600 participantes, enquanto este ano, em apenas dois meses, já foram ministradas 60 ações para um total de 2.800 formandos”, adiantou Rui Luís.
Em Dia Internacional da Mulher, o Secretário Regional da Saúde sublinhou também a presença delas nas corporações. Sendo uma atividade tradicionalmente dedicada aos homens, existem 165 mulheres nos Bombeiros dos Açores, representando 19% do efetivo.
Nestas comemorações colaboraram os Bombeiros da Graciosa e outros membros do Serviço Regional de Proteção Civil, além da Câmara Municipal, Polícia, GNR, Marinha, Exercito e Força Aérea.
O Clube de Proteção Civil da Escola Básica e Secundária da Graciosa também preparou uma coreografia para passar a mensagem de prevenção através da dança.