Saltar para o conteúdo
    • Notícias
    • Desporto
    • Televisão
    • Rádio
    • RTP Play
    • RTP Palco
    • Zigzag Play
    • RTP Ensina
    • RTP Arquivos
RTP Açores
  • Informação
  • Legislativas 2025
  • Antena 1 Açores
  • Desporto
  • Programação
  • + RTP Açores
    Contactos

NO AR
Este conteúdo fez parte do "Blogue Graciosa Online", que se encontra descontinuado. A publicação é da responsabilidade dos seus autores.
Imagem de Da educação e da instrução
Graciosa Online 15 abr, 2021, 14:22

Da educação e da instrução

Crónica de Victor Rui Dores

                                              

                                                                              à minha irmã Conceição Cesário Dores 

Pertenço a uma geração que foi (bem) educada sem que os nossos pais fossem altamente
instruídos. Digo isto porque ainda há muito boa gente que confunde educação com instrução –
dois conceitos que sendo complementares não são coincidentes e, na minha opinião, não podem
nem devem ser sobrepostos. 
Entendamo-nos. A educação é da competência da família. A instrução é da competência da
escola. Bem sei que não é exatamente este o entendimento de alguns iluminados das novas
teorias ligadas ao fenómeno educativo, tão iluminados que vão deixando as nossas escolas às
escuras… Mas, como pai e professor, não tenho dúvidas de que a educação pertence, em
primeiríssimo lugar, à família. Aliás, o ditado popular bem que avisa: “Casa de pais, escola de
filhos”. 
A instrução (que hoje tem o pomposo nome de “processo ensino-aprendizagem”) é,
efetivamente, do domínio escolar. Acontece que educação e instrução, que implicam uma
dificuldade e uma complexidade, estão hoje altamente comprometidas. Em primeiro lugar porque
vivemos numa sociedade deseducada em termos de cultura, valores e princípios; em segundo
lugar porque de há muito que a família está em crise e deparamos com este dado sociológico
inapelável: as relações entre pais e filhos horizontalizaram-se, isto é, deixaram de ser hierárquicas,
e muitos pais encontram sérias dificuldades em controlar os progenitores, dentro e fora de casa. 
Ora, a escola, no seu sentido mais lato que vai do 1º ciclo ao ensino superior, tem como
objetivo primordial o de transmitir conhecimento, e não propriamente o de educar, até porque
para tal sempre lhe faltam as estratégias e os meios. Mas há quem persista em ver a escola como
uma espécie de panaceia que cura todos os males do aluno, e o professor como uma espécie de
mago capaz de resolver todos os problemas da sociedade. Com 40 anos de docência em cima de
mim, de uma coisa tenho eu a certeza: sem o interesse, sem o empenhamento e sem a
colaboração da família a escola pouco ou nada poderá fazer em termos educativos. 
Da educação e da instrução
Educação e instrução. Os tempos que correm não ajudam a clarificar estes dois conceitos.
As novas tecnologias da informação e da comunicação, a par das linguagens pragmáticas do
económico, do social e do político tomam hoje conta das nossas vidas e vieram baralhar as coisas.
Assistimos, nas redes sociais, à legitimação do insulto, ao triunfo da desinformação, das fake news
e a toda uma avalanche de parvoíces. Infelizmente é este mundo virtual que informa e enforma as
nossas crianças e os nossos jovens. 
Não há muitos anos falava-se do idealismo futurista da internet, mas esta tornou-se numa
fonte de destruição e receio. E, quando na cabeça de muita e desvairada gente, deixa de haver
uma distinção clara entre o que é verdadeiro e o que é falso, é obvio que estamos perante uma
séria ameaça à democracia. 
A realidade é esta: na “austera apagada e vil tristeza” em que se tornou Portugal, nós
temos o sistema de ensino que criámos. Por isso o problema da escola continuará a ser o
problema da família. E isto porque a escola reflete forçosamente a sociedade que temos e que
construímos. É esta a escola que temos, não é outra. A sociedade que construímos é esta, não é a
norueguesa, nem a canadiana, nem a australiana… 
Acima de tudo tem-nos faltado pactos e compromissos educativos que nos libertem da
tensão do imediato, do ato eleitoral mais próximo e permitam conferir continuidade e
estabilidade às políticas estruturantes do nosso sistema de ensino. 




RTP Play Promo
PUB
RTP Açores

Siga-nos nas redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

  • Aceder ao Facebook da RTP Açores
  • Aceder ao Instagram da RTP Açores

Instale a aplicação RTP Play

  • Descarregar a aplicação RTP Play da Apple Store
  • Descarregar a aplicação RTP Play do Google Play
  • Programação
  • Contactos
Logo RTP RTP
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • flickr
    • NOTÍCIAS

    • DESPORTO

    • TELEVISÃO

    • RÁDIO

    • RTP ARQUIVOS

    • RTP Ensina

    • RTP PLAY

      • EM DIRETO
      • REVER PROGRAMAS
    • CONCURSOS

      • Perguntas frequentes
      • Contactos
    • CONTACTOS

    • Provedora do Telespectador

    • Provedora do Ouvinte

    • ACESSIBILIDADES

    • Satélites

    • A EMPRESA

    • CONSELHO GERAL INDEPENDENTE

    • CONSELHO DE OPINIÃO

    • CONTRATO DE CONCESSÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE RÁDIO E TELEVISÃO

    • RGPD

      • Gestão das definições de Cookies
Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos e Condições | Publicidade
© RTP, Rádio e Televisão de Portugal 2025