Um ano passou e a dança voltou.
A Dança de Pandeiro da Casa do Povo de Guadalupe é o 3º ano consecutivo, mas esta variante de celebrar o carnaval tem já 10 anos na Graciosa.
"Santo António Casamenteiro" é o tema da dança, com cantigas de Hélder Pereira e assunto da autoria de Hélio Costa. Para fazer rir os graciosenses.
O assunto refere-se a um casal de namorados que vai a Lisboa para participar nos casamentos de Santo António. Mas até ao dia da cerimónia vão enfrentar os diversos perigos da capital. Da Graciosa foi também outro jovem que fará de tudo para conquistar a noiva. Até ocupar o lugar do Santo.
Os dois meses de ensaios são recompensados com as gargalhadas do publico.
A proximidade geográfica entre a Graciosa e a Terceira aproveitou também as tradições. Em 2019 a ilha branca tem um bailinho e uma Dança de pandeiro.
Os bailinhos saem na semana anterior ao Carnaval e percorrem durante dias os diversos salões da ilha. Porque no ultimo fim de semana será vivido o verdadeiro carnaval graciosense, com bailes e fantasias.
Reportagem emitida no Açores Hoje. (Esta 3ª feira será emitida a reportagem do Bailinho da Ribeirinha e ambos serão publicados na íntegra, no Graciosa Online).