Um dos aviões usado pela companhia SATA nas viagens entre as várias ilhas dos Açores vai ser transformado em cargueiro no fim do verão, revelou hoje a secretária Regional dos Transportes.
“Quanto ao transporte de carga aérea, está a ser analisada a solução que me parece a mais plausível após todas as diligências da SATA: a transformação de uma das aeronaves em cargueiro, no fim do verão de 2022. É preciso valorizar o nosso peixe. É preciso valorizar os nossos produtos frescos”, sublinhou Berta Cabral, secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas.
A governante falava no plenário da Assembleia Legislativa Regional, que decorre na ilha do Faial, durante a “sessão de perguntas com resposta oral”, apresentada pela Iniciativa Liberal sobre a ilha Graciosa.
“Temos o verão ‘IATA’ com sete aeronaves. No inverno, uma das mais antigas passa a cargueiro. Em 2023, uma nova aeronave entra ao serviço da SATA, em ‘leasing’”, disse Berta Cabral.
Quanto aos voos para a ilha Graciosa, no verão vão ser 21 por semana (três por dia), correspondendo “a mais sete do que em 2021”.
Ao todo, haverá 992 lugares para aquela ilha de junho a setembro, assegurou a secretária Regional do Governo de coligação PSD/CDS-PP/PPM.
Ao todo, haverá 992 lugares para aquela ilha de junho a setembro, assegurou a secretária Regional do Governo de coligação PSD/CDS-PP/PPM.
Quanto aos encaminhamentos de turistas não residentes para as ilhas sem ligações diretas ao exterior do arquipélago, Berta Cabral sublinhou que “são ilegais”. “Não é possível comparticipar encaminhamentos. Isso são ajudas do Estado a passageiros não residentes”, frisou.
Berta Cabral notou que a companhia aérea açoriana SATA “faz bilhetes ‘interline’, com preços mais vantajosos, com companhias da ‘Star Alliance’, com a possibilidade de três paragens”.
“As companhias ‘low cost’ estão fora disto por sua iniciativa”, observou.
“As companhias ‘low cost’ estão fora disto por sua iniciativa”, observou.
De acordo com a secretária regional, um turista de visita aos Açores “até pode visitar cinco ilhas numa semana”, se aproveitar as três paragens de avião e fizer viagens interilhas de barco.
“Não é por aí que os turistas deixam de conhecer a região. Esse aspeto está esclarecido. Nem vejo que haja reclamações dos turistas ou agências de viagens em relação a isso”, afirmou.
“Não é por aí que os turistas deixam de conhecer a região. Esse aspeto está esclarecido. Nem vejo que haja reclamações dos turistas ou agências de viagens em relação a isso”, afirmou.
A governante disse ainda que foram “já aprovadas as obrigações de serviço público para a SATA, no valor de 140 milhões de euros”.
Quanto ao apoio de eventos específicos na ilha Graciosa, a secretária Regional indicou que tal é feito relativamente ao rali e está a ser “analisado” para o campeonato de ‘surf’ e ‘bodyboard’ e para a segunda volta à ilha de caiaque.
“De resto, a política de promoção é a dos Açores. Temos de chegar aos turistas como um destino único: os Açores”, defendeu.
Quanto ao apoio de eventos específicos na ilha Graciosa, a secretária Regional indicou que tal é feito relativamente ao rali e está a ser “analisado” para o campeonato de ‘surf’ e ‘bodyboard’ e para a segunda volta à ilha de caiaque.
“De resto, a política de promoção é a dos Açores. Temos de chegar aos turistas como um destino único: os Açores”, defendeu.
Em junho de 2021, o CDS-PP/Açores alertou para a urgência da aquisição de um avião cargueiro para a região, alegando que a disponibilização de tarifas aéreas a 60 euros para residentes nas viagens interilhas pode condicionar o transporte de carga. Em setembro, o CDS-PP/Açores, partido que integra a coligação do Governo Regional, voltou a defender a aposta num avião cargueiro para combater o despovoamento.
Dois meses depois, na ilha de Santa Maria, o presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, disse que o executivo estava a procurar uma solução que permita “escoar os produtos por via área”, para promover a criação de um “mercado regional”.
Fonte: Lusa