Com os campeonatos na reta final e os caminhos mais ou menos traçados, as equipas da Graciosa vão aproveitar os últimos jogos para defender o emblema e a ilha que representam.
Desde logo, o Sporting de Guadalupe, já condenado à descida, joga esta semana com o Elétrico, para a 26ª jornada da Série D do Campeonato de Portugal.
A partida realiza-se no sábado, às 15 horas (14 horas dos Açores).
No Campeonato de Futebol dos Açores o Marítimo afastou-se da liderança e ainda não tem a manutenção segura, uma vez que o 5º lugar pode dar despromoção, conforme a prestação do Operário e do Ideal na Série E do Campeonato de Portugal.
A equipa de Santa Cruz recebe o Angrense para a 5ª jornada do Grupo do Campeão.
O jogo será no domingo, às 13 horas.
Importa lembrar que os relógios deverão ser adiantados 60 minutos na madrugada de 25 de março de 2018 (domingo). Em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira a mudança ocorre à 1:00 hora da manhã e nos Açores à meia-noite.
No campeonato de séniores joga-se para a 14ª jornada.
O Praiense quer sair do ultimo lugar mas recebe o Graciosa FC que já revalidou o titulo de campeão.
O jogo realiza-se na Luz, no sábado, às 15 horas.
No escalão de Juniores B começa esta semana a Taça Ilha Graciosa, ultima prova da temporada.
A 1ª jornada oferece o dérbi entre o Marítimo e o Graciosa que será disputado no domingo, às 11 horas, na Luz.
Em Juniores D joga-se no sábado para a 4ª jornada da Taça Ilha Graciosa.
O Desportivo Luzense e o Guadalupe acordaram a inversão das jornadas, no âmbito da deslocação dos leões ao Torneio do Ramo Grande que terá lugar na Páscoa.
O Guadalupe irá receber o Luzense neste sábado às 11 horas, ficando a recepção do Luzense aos leões marcada para 12 de maio.
Assim sendo, a partida entre o Praiense e o Marítimo, onde voltará a ser lembrado o atleta Henrique Quadros, também tem início pelas 11 horas, na Luz.