A 18ª jornada da 1ª fase do Campeonato de Futebol dos Açores oferece o último dérbi da temporada em Santa Cruz da Graciosa.
O Graciosa recebe o Marítimo uma semana após a vitória sobre o Guadalupe, enquanto os azuis e brancos garantiram a manutenção com a goleada na recepção ao Cedrense.
Trata-se do ultimo dérbi entra as duas equipas de Santa Cruz, uma vez que o Graciosa está condenado a disputar o grupo da manutenção na 2ª fase.
O encontro tem início às 15 horas, com arbitragem do terceirense Bruno Costa, que na primeira deslocação à Graciosa foi pouco feliz no jogo entre o Guadalupe e o Rabo de Peixe.
Entretanto, o Guadalupe joga às 14 horas no Estádio João Paulo II, diante do Lusitânia, ainda com o 5º lugar em aberto.
Os leões estão obrigados a pontuar para não terem de depender das prestações do Vitória do Pico, na recepção ao Rabo de Peixe (14 horas), ou do Águia no dérbi com o Operário (14 horas).
Se não pontuar em Angra, o Guadalupe só fica no grupo dos 5 primeiros se o Vitória vencer ou, caso não aconteça, o Operário não pontuar pela máxima.
O jogo em Angra do Heroísmo será arbitrado pelo micaelense Pedro Amaral.
Em Juniores B joga-se no sábado para 3ª jornada da Prova Extra.
O Graciosa recebe o Luzense às 13h30, enquanto o clássico entre o Guadalupe e o Marítimo está agendado para as 16h30.
Na escalão de Juniores D o campeonato fica decidido no próximo sábado.
Os jogos da 10ª e ultima jornada realizam-se às 10h30, sendo o Praiense o único dos 3 candidatos ao título que só depende do seu resultado.
O encarnados podem fazer história no Campo Municipal da Luz, jogando com o Marítimo.
Entretanto, o Guadalupe recebe o Graciosa.