A MiratecArts marca o Dia Internacional do Burro, 8 de Maio, com o anúncio dos vencedores do concurso de fotografia ZAPE – Dia do Burro.
Davide Sousa venceu a categoria de Melhor Imagem do Burro Anão da Graciosa. Nelson Silva venceu a categoria de Melhor Imagem população Asinina nos Açores.
Os dois fotógrafos têm vindo a colaborar com a MiratecArts nos últimos anos e a receber exposições e prémios de várias entidades. Desta vez, o prémio do concurso ZAPE leva os jovens à ilha Graciosa para participar no Encontro & Expedição Fotográfica, que acontece de 7 a 10 de junho no calendário do Azores Fringe – o festival internacional de artes nos Açores.
A MiratecArts criou o projeto ZAPE – Dia do Burro, com o objetivo de celebrar a população asinina nos Açores, incluindo a reconhecida raça autóctone do burro anão da ilha Graciosa.
Ao elevar esta espécie, através de variadas formas de arte da contemporaneidade, o projeto pretender revalorizar e reinventar o mundo rural ligado a este meigo animal que, durante séculos, lavrou a terra e carregou pessoas e bens.
Vida de Burro na Ribeirinha, Faial, por Nelson Silva
O próprio nome ZAPE, palavra com origem onomatopaica e que representa o som que o burro faz com a extremidade da pata quando bate no chão, foi escolhido por ir ao encontro do dinamismo que este animal sempre concedeu ao mundo da ruralidade e que caracteriza, acima de tudo, a celebração deste Dia do Burro.
Atualmente, o reconhecimento do seu papel social já é inegável, mas, infelizmente, a sua dignificação ainda não está assegurada. Por isso, o ZAPE quer marcar a diferença nos Açores ao mesmo tempo que também tem a intenção de dar visibilidade a este animal presente em todo o mundo.
"As fotos dos vencedores vão fazer parte da exposição no Azores Fringe Festival, na Foto_Galeria, na ilha do Pico, durante o mês de junho," avança Terry Costa, diretor artístico da MiratecArts. "Esperamos que depois da expedição fotográfica na ilha Graciosa, se consiga montar uma exposição na ilha branca".