Caminhando a passos largos para a reta final desta receção aos “turistas” da Escola Básica e Secundária da Calheta, da Ilha de São Jorge, foi realizada, no dia 1 de julho, uma visita ao Centro de Interpretação da Furna do Enxofre, localizado no Monumento Natural da Caldeira da Graciosa, para uma melhor compreensão dos processos vulcânicos que deram origem a esta caverna lávica, caracterizada por ter um teto em forma de abóbada perfeita.
Este centro é também a porta de entrada para a Furna, fazendo-se a descida com todos os alunos, para o conhecimento do seu interior mágico.
Depois da visita à Furna do Enxofre, o grupo deslocou-se à Gruta da Maria Encantada, apreciando este magnífico local com a forma de um tubo lávico, contemplando ainda o interior da caldeira num dos seus miradouros.
A partir da Gruta da Maria Encantada, iniciou-se o trilho até à Fonte da Rocha, para dar a conhecer a casa das Lavadeiras, local onde outrora se lavava a roupa. Neste spot foi feita a ligação para o grande tema da Arquitetura da Água da nossa Ilha, abordado no primeiro trilho, aquando da visita ao Tanque das Almas, sendo ainda um ponto de partida para a visita da tarde ao Reservatório do Atalho.
Da Fonte da Rocha, o grupo caminhou até ao Parque de Campismo do Pinheiro, no qual foi servido o almoço.
Devido às desfavoráveis condições climatéricas e estado do mar, a atividade de experienciar o remo nos Botes de Baleeiros foi cancelada. Contudo, fica aqui o nosso agradecimento à Companha de Remadores dos Botes de Baleeiros da Ilha Graciosa, pela sua disponibilidade em nos proporcionar e em nos acompanhar em mais uma aventura. Aventura esta que, curiosamente, foi vivenciada pelo Trilhos com História, em semanas anteriores.
Após chegada à Vila de Santa Cruz, foi visitado o Reservatório do Atalho, com explanação de alguns pontos interessantes da Arquitetura da Água, e visualização da exposição sobre este tema. Como espécie de cerimónia de encerramento desta receção aos “turistas” da Escola Básica e Secundária da Calheta, foi apresentada uma atuação de música e dança, em que a voz (Teresa Ávila), por si só, ecoou, naturalmente, por toda a estrutura magnífica deste Reservatório. A dança (Nuno Bettencourt e Vanessa Branco) foi inspirada na importância vital da água.
Já em jeito de despedida, foi realizado, por fim, um jogo de futsal entre Trilhos com História (EBS Graciosa) e 10ºs anos (EBS Calheta), confirmando que o desporto atrai, integra, insere e aproxima os cidadãos e as comunidades.
Hoje, dia 2 de julho, os nossos “turistas” de São Jorge regressaram a casa, levando nas suas bagagens recordações graciosas e, esperamos nós, inesquecíveis.
Trilhos com História numa missão: Fazer viver e sentir Graciosa.
De 12 a 17 de julho, será a vez de Trilhos com História rumarem às Ilhas de São Jorge e Pico, para dias repletos de desafios.
O Diário de Bordo continuará, para dar a conhecer as nossas conquistas durante estes dias.
O Diário de Bordo continuará, para dar a conhecer as nossas conquistas durante estes dias.
Agradecimentos: EBS Graciosa, Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, Serviço de Desporto da Ilha Graciosa, Clube Desportivo Escolar Ilha Branca, Parque Natural da Ilha Graciosa, Centro de Interpretação da Furna do Enxofre, Companha de Remadores dos Botes de Baleeiros da Ilha Graciosa.
(texto Rita Ávila)