O Bicampeão graciosense e Campeão da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo 2022/23, acaba de ser ofialmente convidado para participar na Taça de Portugal.
Assim, o Grupo Desportivo Luzense, pela primeira vez, poderá representar a AFAH na prova rainha do futebol português, cuja primeira eliminatória terá lugar no início de setembro.
O Clube da Freguesia da Luz já tinha participado em dois apuramentos para a Taça de Portugal mas ficou classificado no 2º lugar.
A AFAH também convidou o Sporting de Guadalupe para seu representante na Taça de Portugal na época 2023/24. A equipa leonina, que terminou o Campeonato dos Açores no 3º lugar, foi a melhor classificada da AFAH, uma vez que o Lusitânia, sendo campeão, já tem acesso direto à 1ª eliminatória.
Os clubes devem responder até dia 3 de julho e, se aceitarem, devem entregar a documentação necessária até dia 10 de julho.
Ao contrário do previsto no regulamento do Campeonato dos Açores, a certificação da Federação Portuguesa de Futebol não é obrigatória para a Taça de Portugal.
O FC Porto é o atual detentor do troféu.