Os testes efectuados ontem na Graciosa deram resultado negativo. Os pormenores serão divulgados às 16 horas, porque há sempre a possibilidade de serem repetidos se ocorrerem resultados inconclusivos.
COMUNICADO
A Autoridade de Saúde Regional informa que foram diagnosticados três casos positivos de COVID-19 na ilha de São Miguel, de acordo com análises realizadas nos dois laboratórios de referência dos Açores.
Foram diagnosticados dois indivíduos do sexo feminino, de 46 e 80 anos, sendo uma profissional de saúde. Ambas estiveram em contacto com casos positivos.
Foi ainda diagnosticado um indivíduo do sexo masculino, de 56 anos, com história de viagem recente ao exterior da Região.
Um indivíduo está internado no Hospital do Divino Espírito Santo e os outros dois encontram-se no domicílio.Todos apresentam situação clínica estável.
Os casos estão a ser acompanhados pelas Delegações de Saúde Concelhias, estando em curso os procedimentos definidos para caso confirmado e de vigilância de contactos próximos.
Até à data, foram detetados na Região 66 casos positivos para infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19, sendo 31 em São Miguel, 11 na ilha Terceira, três na Graciosa (2 internados no HSEIT e 1 em contexto domiciliário), sete em São Jorge, nove no Pico e cinco no Faial.
A informação sobre a pandemia de COVID-19 será atualizada esta tarde, às 16h00, através de conferência de imprensa, a partir da Secretaria Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo.
A Autoridade de Saúde Regional reitera a necessidade de serem cumpridas todas as recomendações já tornadas públicas a este propósito, em especial a de, em caso de sintomas, não procurar um Hospital ou Unidade de Saúde, mas ligar para a Linha de Saúde Açores – 808 24 60 24.