A Portos dos Açores, S.A. lançou um procedimento de concurso público internacional com vista à “elaboração do estudo prévio, projeto de execução e assistência técnica da adaptação dos portos dos Açores à operação dos navios Ro-Ro”, tendo o respetivo anúncio sido publicado ontem no Diário da República.
Com este concurso pretende-se adequar as infraestruturas portuárias do arquipélago, através da realização de dragagens, à sua utilização por navios ferry e RoRo de passageiros, concretamente nos portos da Praia (Graciosa), São Roque do Pico (Pico), Velas e Calheta (S. Jorge) e Vila do Porto (Santa Maria).
O preço base deste procedimento é € 280.000,00, acrescidos do IVA à taxa legal em vigor, sendo o prazo para apresentação de propostas de 30 dias, contados da data do envio do respetivo anúncio para publicação no Diário da República e no Jornal Oficial da União Europeia.
O prazo total de execução é de 240 dias, incluindo a realização dos estudos de agitação marítima das bacias portuárias da Graciosa, Pico (São Roque), São Jorge e Santa Maria.