Santa Cruz recebeu, no passado fim de semana, o 1º Festival Cultural da Ilha Graciosa, numa iniciativa das turmas B e C do 11º ano.
A ideia do festival surgiu com o projeto Escolas Solidárias da Fundação EDP no qual participaram este ano 508 escolas do pais. Dos açores concorreram 16, sendo a Escola Básica e Secundária da Graciosa a única açoriana finalista.
Os alunos da Escola Básica e Secundária da Graciosa quiseram unir as diferentes gerações através da cultura, criando um festival de 3 dias, com workshops, dança, jogos tradicionais, musica e gastronomia.
Participaram os 2 grupos folclóricos da Graciosa e 3 bandas filarmónicas. Houve também espaço para atuações dos musicos e grupos locais, não faltando a participação da Academia Musical da Ilha Graciosa e do ensino artístico. Em simultâneo decorreu um festival de sopas.
Nestes 3 dias os jovens graciosenses empenharam-se na valorização da cultura graciosense que, infelizmente, não mereceu a atenção devida da população.
No entanto, quem esteve na praça considera que vale a pena repetir este género de iniciativas. A organização faz um balanço positivo do evento e agradece aos músicos e entidades envolvidas.