A Secretaria Regional do Mar e das Pescas (SRMP) e a Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas (SRMTI), em função de notícias veiculadas em diversos órgãos de comunicação social sobre o transporte de pescado, por via área, na ilha Graciosa, esclarecem o seguinte:
Entre 27 de junho e 6 de julho, a SATA Air Açores disponibilizou 23.711 quilos para transporte de carga à saída da Graciosa, mas apenas transportou 8.161 quilos, o que corresponde a uma taxa de ocupação de 34%. Destes, somente 6.825 quilos se referem a pescado.
Sem prejuízo de existirem constrangimentos pontuais, devido à carga ser variável e afetada por diversos fatores, raramente é utilizada a totalidade do espaço disponibilizado (por norma, a oferta diária para o transporte de carga é superior a mil quilos). Regista-se, assim, que a capacidade disponibilizada é muito superior à procura média registada.
No sentido de potenciar a capacidade instalada nos voos da manhã, a Lotaçor está disponível para rever o atual horário de abertura da lota, antecipando o horário de primeira venda do pescado e a SATA flexibilizará o horário de receção da carga no que ao pescado diz respeito.
Por outro lado, a SATA dispõe de frio positivo no terminal de carga da Graciosa, o que permite, com flexibilidade de horários, que a carga entregue esteja em condições de sair com a maior brevidade possível, maximizando a utilização de capacidade existente.
Desde o dia 1 de janeiro de 2023 até à data, foram descarregados na lota da ilha Graciosa 112,7 toneladas de pescado, o que corresponde a um rendimento superior a um milhão de euros. Comparativamente aos valores anuais dos últimos cinco anos e com valores apenas do primeiro semestre deste ano perspetiva-se um dos melhores anos a nível de rendimento e valorização do pescado no setor piscatório desta ilha.
Com esta disponibilidade, já transmitida aos representantes do setor na ilha Graciosa e demais intervenientes, pretende-se contribuir para o crescente rendimento dos profissionais e intervenientes do setor piscatório, adotando medidas que assegurem a continua valorização e devido escoamento do pescado dos Açores.
Fonte: Portal do Governo