A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa assinala o 49º aniversário da Revolução de Abril, com um concerto e uma sardinhada.
O concerto acústico "Janelas de Abril" realiza-se no dia 24, às 21 horas, no Centro Cultural da Ilha Graciosa, com Filipe Fonseca e outros músicos locais convidados, designadamente, Acácio Cabeceiras, Carlos Picanço, Daniela Santos, Bianca Silva, Tiago Pavão e Francisca Vasconcelos.
A sardinhada será no dia 25, a partir das 15 horas, no Parque de Merendas da Feteira, com atuação da Filarmónica União Popular Luzense.
A Revolução de 25 de Abril, também conhecida como Revolução dos Cravos, Revolução de Abril ou apenas por 25 de Abril, refere-se a um evento da história de Portugal resultante do movimento político e social, ocorrido a 25 de abril de 1974, que depôs o regime ditatorial do Estado Novo, vigente desde 1933, e que iniciou um processo que viria a terminar com a implantação de um regime democrático e com a entrada em vigor da nova Constituição a 25 de abril de 1976, marcada por forte orientação socialista.
Esta ação foi liderada por um movimento militar, o Movimento das Forças Armadas (MFA), composto na sua maior parte por capitães que tinham participado na Guerra Colonial e que tiveram o apoio de oficiais milicianos.
Com reduzido poderio militar e com uma adesão em massa da população ao movimento, a reação do regime foi praticamente inexistente e infrutífera, registando-se apenas quatro civis mortos e quarenta e cinco feridos em Lisboa, atingidos pelas balas da DGS.