A Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo e o Núcleo Empresarial da Graciosa promovem de 25 de janeiro a 2 de fevereiro o 1º Festival do Alho da Ilha Graciosa.
O evento pretende incentivar a produção de alho na ilha Graciosa e “contribuir para a promoção da sua utilização e venda, a nível local, regional e nacional, assim como estimular a utilização e o consumo de produtos regionais”, pode ler-se em nota de imprensa.
Também é um objetivo da organização do festival criar várias dinâmicas capazes de envolver diretamente as empresas e a população da ilha Graciosa, através da realização de conferências, de ‘showcookings’, de workshops, de atividades escolares, de menus especiais na restauração, de visitas guiadas e ainda através da venda de produtos regionais.
Neste sentido, a 25 de janeiro tem início o festival de gastronomia, que desafia os restaurantes locais a confeccionar ementas à base de alho (entradas e pratos principais), por um preço único de 12 euros.
Entretanto, no dia 1 de fevereiro, decorre a “Escola do alho”, um espaço onde as crianças deverão aprender a semear alho, bem como os cuidados a ter com as plantações. Nesse dia decorre também o fórum de produtores e agricultores, assim como um showcooking.
No dia 2 de fevereiro há uma visita pelos campos agrícolas da Graciosa e duas conferências: uma sobre características e produção (“O alho e a saúde”, “Alho, produtos locais e gastronomia” e “Região produtora de alho (estudo de caso)”); e outra sobre o alho no panorama nacional (“Organização de produtores hortícolas”, “Produção e transformação de alho” e “Produção e armazenamento de alho”).