A criação do Gracepark é uma das duas propostas de ilha, destinadas à Graciosa, aprovadas no âmbito do orçamento participativo regional de 2021.
A proposta do graciosense Simão Melo consiste na construção de um skatepark, orçado em 9.600 euros, com rampas, escadas, corrimões, manual pad, pirâmide, ledges e outros obstcáulos.
De acordo com a proposta, este skatepark deve ser criado para a prática de skate, mas também de outros desportos como, BMX, , trotinetes, patins… O skatepark deverá estar localizado na localidade do Guadalupe adjacente a casa do Povo do Guadalupe, no atual ringue que não está a ser utilizado.
O skate tem a vertente “on the road” que herdou do surf. Os praticantes metem-se á estrada e vão procurar “spots” noutras cidades para estarem em contacto com outros skaters, para verificarem diferentes condições e para conviverem.
Graciosa 4 U, que consiste em facilitar o acesso das pessoas com mobilidade reduzida às zonas balneares, é a outra proposta aprovada no âmbito de ilha.