Este conteúdo fez parte do "Blogue Graciosa Online", que se encontra descontinuado. A publicação é da responsabilidade dos seus autores.

Guardiãs da tradição (VÍDEO)

Mulheres da Luz preservam as rosquilhas em forno de lenha

São os mais velhos que ainda trabalham para manter as tradições.

Na Freguesia da Luz voltamos a encontrar as senhoras que durante uma semana confecionam as típicas rosquilhas dos bodos da Graciosa.
Já são menos desde a última vez, em 2019. Todas acima dos 60 anos e algumas já perto dos 80. 
As rosquilhas eram cozidas em casa mas essa tradição já desapareceu.
E o Império da Luz é o único que ainda mantém o método tradicional, utilizando os fornos a lenha do Centro Paroquial. 
Apesar das diferenças entre as ilhas e de lugar para lugar, o Espírito Santo é a festa que une os açorianos.
Até os emigrantes já começaram a chegar e também ajudam. 
Há poucas décadas a Graciosa tinha seis bodos no Domingo do Espirito Santo.
Este ano são apenas quatro, mas há outros impérios nos próximos dias ou semanas. As rosquilhas tradicionais é que tendem a desaparecer, porque vários impérios optaram por distribuir sopas, carne, pão ou massa doce. 
A Freguesia da Luz é a mais pequena da Graciosa com menos de 700 habitantes.
O atual Império construído em 1928 tem quase 500 irmãos e são eles que, em primeiro lugar, têm a responsabilidade de manter esta tradição tipicamente graciosense.