A 8ª jornada do Campeonato de Futebol dos Açores trás o segundo clássico da época entre equipas da Graciosa.
Após a primeira jornada do campeonato com vitórias das três equipas graciosenses, o Graciosa FC recebe o Guadalupe no domingo, às 15 horas, com arbitragem de Márcio Duarte.
O último jogo oficial entre o Graciosa e o Sporting foi realizado no Campo de Jogos de Guadalupe a 28 de abril de 2013, a contar para a Taça da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo, tendo os leões vencido por 6-1. Entretanto o último cássico entre as duas equipas em Santa Cruz foi a 7 de abril de 2013, com vitória do Guadalupe por 1-0.
Nessa altura da época já o Guadalupe, treinado por Luís Guerreiro, disputava o Apuramento do Campeão da AFAH, título que veio a confrmar, pela 2ª vez, em maio de 2013, na Ribeirinha, ilha Terceira, subindo ao Campeonato dos Açores onde se manteve desde a 1ª edição.
Desde então, o Guadalupe já teve uma subida ao Campeonato de Portugal e não voltou a encontrar o Graciosa, excepto em jogos particulares.
Entretanto, o Marítimo joga nesta jornada no terreno do último classificado. O encontro com o Cedrense será também no domingo, às 13h30. Aliás, os 5 jogos da 8ª jornada, penultima da 1ª volta, realizam-se no domingo.
No Campeonato da Graciosa de Juniores B, realiza-se nesta quinta-feira, às 18 horas, na Luz, o dérbi em atraso da 5ª jornada, entre o Marítimo e o Graciosa.
O Campeonato prossegue no sábado, sendo realizados no Campo Municipal da Luz os 2 jogos da 6ª jornada. O Luzense recebe o Graciosa às 12h30, enquanto o Marítimo recebe o Guadalupe às 15h30.
Esta semana termina o Torneio de Abertura no esclão de Juniores D, já conquistado pelo Grupo Desportivo da Mocidade Praiense.
Os vencedores jogam com o Marítimo na última jornada, no Campo da Luz, sábado às 10 horas.