Terminou o Campeonato dos Açores 2022/23 com o título a cair para o Lusitânia.
O Guadalupe lutou até ao último jogo, que venceu em casa do São Roque, por 3-2, com golos de Manu, Toró e Riky. Toró foi o melhor marcador das equipas graciosenses, apontando 9 golos.
Entretanto, na Graciosa, o Marítimo despediu-se diante do Calheta.
Quando as duas equipas já estão despromovidas, ganha sentido a expressão cumprir calendário, mas também a de honrar a camisola.
Com a saída de Ricardo Afonso, Rui Santos assumiu o comando do Marítimo e só teve duas opções no banco, enquanto o Calheta trouxe apenas 11 jogadores à Graciosa.
A equipa da casa assumiu o jogo e beneficiou de um pontapé de penálti para se adiantar no marcador. Rui Marques abriu a contagem aos 10 minutos fazendo o 5 golo da conta pessoal.
Pouco depois surgiu o segundo dos azuis e brancos, na estreia de Samuel Vaz a marcar aos 15 minutos. Quatro minutos mais tarde, o Marítimo voltou a criar perigo num cruzamento de Adriano Gregório com cabeceamento de Hugo Moniz.
Numa das poucas descidas ao ataque, o Calheta também beneficiou de um pontapé de penalti assinalado pelo árbitro Jorge Pereira. Daniel Teixeira reduziu da marca dos 11 metros, aos 21 minutos.
Ainda houve mais um lance de perigo na primeira parte, quando Guilherme disparou à trave aos 43 minutos.
A segunda parte começou com um golo mal anulado ao Marítimo já que Guilherme Sousa não estava fora de jogo quando a bola partiu de Rui Marques.
Outro momento do jogo foi o remate de Cláudio Serra para uma excelente defesa de Vitor Ramos.
Outro momento do jogo foi o remate de Cláudio Serra para uma excelente defesa de Vitor Ramos.
Gustavo Santos colocou na área para Hugo Moniz assinar o 6º golo no campeonato. Os graciosenses ampliavam aos 74 minutos.
O jovem Gustavo Santos não deixou que o campeonato terminasse sem também fazer a sua estreia a marcar, fixando o 4-1 final aos 83 minutos.
Para o Calheta a experiência foi apenas de uma época, enquanto o Marítimo regressa às provas locais depois de ter representado a Graciosa nas dez edições do Campeonato dos Açores.