Faltavam 8 minutos para o início da partida, quando o árbitro Bruno Pacheco Costa e seus auxiliares procederam à chamada dos jogadores.
Compareceram apenas os do Marítimo que, perto das 15 horas, tal como o trio de arbitragem da Associação de Futebol de Ponta Delgada, subiram ao relvado do Campo Municipal da Luz.
Importa lembrar que o palco do jogo deste sábado, que havia de abrir a 4ª jornada do Campeonato de Futebol dos Açores, foi alterado para preservar o relvado natural do Estadio de Santa cruz, na sequência das chuvas abundantes das últimas semanas.
Mas não compareceu o Flamengos, já que a equipa da ilha azul arriscou viajar no próprio dia do jogo e o voo que na manhã de sábado, que ligava a Terceira ao Faial, cancelou por motivos técnicos.
A direção do Flamengos informou o Marítimo mas, até à hora do jogo a equipa da Graciosa não tinha sido contatada pela organização da prova.
Foi por essa razão que o Marítimo esteve no relvado, de modo a cumprir os regulamentos.
Às 15H30 a equipa de arbitragem regressou ao balneário e o Marítimo começou a preparar o jogo da próxima jornada, em casa do Vasco da Gama.