Realizou-se nesta segunda-feira a cerimónia de assinatura dos contratos de concessão de Serviços de Exploração de Pontos de Carregamento Rápido de Mobilidade Elétrica, onde foram adjudicados 16 dos 26 lotes de exploração, que permitirão que, “em breve, se possa proceder ao lançamento da segunda fase do concurso, que visa a aquisição, montagem e manutenção dos pontos de carregamento concessionados nesta primeira fase”.
Marta Guerreiro, Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo, salientou que, “para os 10 lotes que ficaram excluídos ou desertos no concurso, quer por não assegurarem as especificidades dos requisitos mínimos exigidos, quer por ausência de candidaturas, o Governo dos Açores irá contratualizar a sua exploração junto das câmaras municipais”.
À Galp-Açores/Galpgest foram adjudicados dez pontos de carregamento rápido: quatro em São Miguel, dois na Terceira, um no Pico, um no Faial, um em São Jorge e um nas Flores.
O jornal Açoriano Oriental adianta ainda que à Mobiletric foram adjudicados três pontos em São Miguel, um em Santa Maria, um na Graciosa e um em São Jorge.
Depois da assinatura dos contratos segue-se a segunda fase do projeto, de aquisição, montagem e manutenção dos pontos de carregamento concessionados, sendo de esperar que, "no próximo ano", haja já vários destes pontos ativos.
Fonte: GaCS/AO