O Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, reuniu hoje com diversos membros do seu Executivo, uma reunião de coordenação e preparação das medidas que estão a ser implementadas na Região, tendo em conta as previsões de o arquipélago ser afetado pela passagem do furacão Lorenzo.
Face à possibilidade da passagem deste furacão na próxima quarta-feira, estão a ser tomadas diligências nas áreas das obras públicas, transportes, solidariedade social, habitação, saúde e educação, entre outros setores, além do trabalho que está a ser desenvolvido pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.
Neste domingo, Vasco Cordeiro esteve em contacto, via telefone, com o Primeiro-Ministro, António Costa, que, para além de ter disponibilizado todo o apoio que vier a necessário, se inteirou das medidas que já foram desencadeadas, assim como daquelas que serão implementadas nos próximos dias, face ao previsto agravamento da situação meteorológica na Região.
Na manhã desta segunda-feira, um grupo de 25 bombeiros de corporações da ilha de São Miguel partirão para reforçar os efetivos de bombeiros das ilhas das Flores, Pico e Graciosa.
Na reunião de hoje, que decorreu no Palácio de Santana, em Ponta Delgada, participaram a Secretária Regional da Saúde, que tutela o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, Teresa Machado Luciano, a Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas, Ana Cunha, a Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo, Marta Guerreiro, e o Secretário Regional da Agricultura e Florestas, João Ponte.
Fonte: GaCS