Marta Guerreiro acompanha melhoramentos no Centro de Residuos
A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo visitou o Centro de Processamento de Resíduos da Graciosa, onde acompanhou os trabalhos que estão em curso tendo em vista o melhoramento das condições de funcionamento desta infraestrutura.
“As alterações operadas no Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens em 2016 tiveram reflexos e geraram desafios acrescidos em algumas estruturas e operadores de gestão de resíduos, como foi o caso da concessionária da Graciosa”, afirmou Marta Guerreiro à margem da visita.
A Secretária Regional salientou que, “neste caso em concreto, houve uma acumulação de resíduos, incluindo materiais recicláveis e refugo, durante o ano de 2016, levando a Direção Regional do Ambiente a exigir à concessionária a implementação de um plano de regularização da operação”.
A titular da pasta do Ambiente acrescentou que, no âmbito desse plano, “têm sido efetuadas monitorizações semanais por parte da Direção Regional do Ambiente, registando-se uma evolução bastante significativa na atividade e nas condições de operação deste Centro de Processamento de Resíduos”.
“A título de exemplo, o Centro de Processamento de Resíduos da Graciosa, em 2016, expediu para reciclagem 322 toneladas de resíduos de embalagem, tendo, em 2017, encaminhado para as entidades gestoras um total de 701 toneladas”, adiantou Marta Guerreiro.