Está a chegar o fim a investigação ao 5º caso de Covid-19 na Graciosa, detetado na semana passada, no âmbito do rastreio determinado aos utentes que estiveram no mês de março no Hospital de Ponta Delgada.
Importa recordar que foram convocados para recolha de amostras biológicas quase uma centena de utentes, contatos próximos e profissionais de saúde, tendo em conta uma relação de parentesco anteriormente confirmada por Tiago Lopes.
Hoje, na atualização dos dados regionais com os jornalistas, o Diretor Regional da Saúde salientou que nas últimas 24 horas foram obtidos mais 30 resultados negativos provenientes de testes da ilha Graciosa.
Conforme já é público, um dos resultados negativos diz respeito à profissional de saúde, familiar da utente que testou positivo no rastreio realizado na semana passada.
De acordo com os números divulgados às 16 horas, 23 cidadãos da Graciosa estão a aguardar colheita ou processamento laboratorial.
Por haver alguns resultados inconclusivos que serão repetidos nas próximas horas, Tiago Lopes, prudente, adiou para amanhã um novo ponto da situação em relação à Graciosa.
EM RECUPERAÇÃO
Outra boa notícia desta tarde diz respeito aos doentes da Graciosa que estão internados na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital de Santo Espirito da Ilha Terceira.
Tiago Lopes revelou que um dos doentes já não está em ventilação mecânica.
Nos Açores estão 111 casos ativos, registam-se 19 recuperados e 8 óbitos. O número de suspeitos subiu para 1045, sendo 904 relativos a rastreio.