O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas e da Secretaria Regional do Mar e das Pescas, adjudicou a empreitada de requalificação costeira na zona do Porto Afonso, ilha Graciosa, à Tecnovia – Açores.
A obra tem um prazo de execução de 90 dias e representa um investimento de cerca de 122 mil euros.
O Porto Afonso é um antigo e emblemático porto de pesca, localizado na freguesia de Guadalupe, concelho de Santa Cruz da Graciosa, sendo, ainda, um dos geossítios do Parque Natural da Ilha Graciosa, localizado em uma enseada, constituída por formações piroclásticas e caracterizado por uma beleza singular, por arribas muito altas e por cavidades na rocha, outrora muito utilizadas para guardar pequenas embarcações de pesca.
Por via da erosão costeira, foram detetadas várias fragilidades no cais, na rampa de varagem e na zona de manobras de viaturas, pelo que a obra em questão visa precisamente corrigir essas fragilidades.
Paralelamente, preservar-se-á a memória histórica e cultural daquele local, conferindo-lhe, adicionalmente, utilidade para a prática balnear.
A intervenção prevê, igualmente, a requalificação do solário e a construção da valeta, que tem como propósito a recolha das águas pluviais que desaguam no caminho de acesso ao porto, por forma, por um lado, a reduzir a ação erosiva da chuva no talude que confronta com o mar, e, por outro, aproveitar essas águas, as quais serão conduzidas e armazenadas em um reservatório, também a construir, que permitirá a criação de um ponto de água de serviço para os utilizadores daquele porto.
Fonte: Portal do Governo