O padre Júlio Alexandre Aguiar Rocha será o próximo Pároco de Santa Cruz da Graciosa, sendo também nomeado pelo Bispo D. João Lavrador como vigário paroquial da Vitória, Capelão da Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz e reitor da Igreja da Misericórdia.
Júlio Rocha, de 38 anos, estava em São Roque do Pico e vem substituir o padre Sérgio Mendonça que assumiu a Ouvidoria da Ilha Graciosa em setembro de 2010, ficando associado, entre outras iniciativas, ao restauro do retábulo-mor e seus painéis quinhentistas da Matriz de Santa Cruz.
Recorde-se que D. João Lavrador tinha recebido em maio deste ano um abaixo-assinado, com cerca de 1500 assinaturas, dos paroquianos que pediam a recondução do pároco.
De acordo com o decreto episcopal que nomeia os presbíteros para o serviço pastoral da diocese assinado esta segunda-feira, pelo bispo de Angra, o Padre Sérgio Mendonça será colocado nas paróquias da Conceição e Praia do Almoxerife, no Faial.
Entretanto, foi reconduzido o Pe. Carlos Espírito Santo como pároco de Guadalupe, Luz e vigário paroquial da Ribeirinha.
De resto, duas novas comissões diocesanas e 29 movimentações de sacerdotes em 11 das 16 ouvidorias da diocese marcam as nomeações do bispo de Angra para o novo ano pastoral que se inicia na diocese de Angra no primeiro domingo de outubro, dia 6.