As recomendações foram cumpridas.
Nos últimos dias os barcos de pesca e as embarcações marítimo-turísticas que partilham o Porto da Praia foram retirados da agua. Embora a previsão não seja a pior para o porto de pescas da Graciosa, todo o cuidado não é demais.
A ondulação de sudoeste deve atingir sobretudo as zonas da Folga e do Carapacho, onde o edifício das termas foi protegido.
A Comissão Local de Proteção Civil espera que a população cumpra todas as recomendações.
Outra grande preocupação das autoridades locais são as estradas do Quitadouro e da Feteira que atravessam zonas de floresta. Também para a Praça de Santa Cruz e zonas envolventes foi emitido um aviso a recomentar a não circulação e estacionamento. Convém lembrar que uma tempestade semelhante, ocorrida em 1986, derrubou várias árvores centenárias da praça.
Os serviços locais de proteção civil estão de prevenção e vão passar a noite nos bombeiros que também receberam reforços do Nordeste. Ao dispositivo juntou-se a Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo, em representaçao do governo.
No Centro de Saúde foi ativado o serviço SIV e canceladas as atividades clinicas não urgentes. O objetivo é evitar a circulação desnecessária durante a passagem do furacão.
INFORMAÇÃO ESTRADAS
A Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas, através da Direção Regional das Obras Públicas e Comunicações, decidiu, de forma preventiva, condicionar o trânsito em diversos troços de estradas regionais em várias ilhas dos Açores, devido à passagem do furacão Lorenzo.
Assim, a partir das 00h00 de quarta-feira e até que as condições meteorológicas o permitam, o trânsito estará condicionado, devendo apenas circular viaturas de emergência e moradores, quando estritamente necessário, nos seguintes troços:
Na Graciosa:
1) Ramal da Estrada Regional n.º 2-2.ª de acesso ao túnel e caldeira, no concelho de Santa Cruz da Graciosa.
ATUALIZAÇÃO DOS ALERTAS
O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu o seguinte aviso:
Grupo Central Aviso AMARELO referente a: VENTONo período entre as 21H00 de hoje as 00H00 de quarta-feira, 2 de outubro. Direção de sul.
Aviso LARANJA referente a: VENTO No período entre as 00H00 e as 03H00 de quarta-feira, 2 de outubro. Direção de sul.
Aviso VERMELHO referente a: VENTO No período entre as 03H00 e as 12H00 de quarta-feira, 2 de outubro. Direção de sudoeste, com rajada máxima de 160 km/h.
Aviso AMARELO referente a: VENTO No período entre as 12H00 e as 15H00 de quarta-feira, 2 de outubro.Direção de sudoeste, rodando para oeste.
Aviso AMARELO referente a: AGITAÇÃO MARITIMA No período entre as 00H00 e as 03H00 de quarta-feira, 2 de outubro. Ondas de sul, passando a sudoeste.
Aviso LARANJA referente a:AGITAÇÃO MARITIMA No período entre as 03H00 e as 06H00 de quarta-feira, 2 de outubro. Ondas de sudoeste.
Aviso VERMELHO referente a: AGITAÇÃO MARITIMA No período entre as 06H00 e as 15H00 de quarta-feira, 2 de outubro.Ondas de sudoeste, passando a oeste, de 9 a 12 metros de altura significativa, podendo a altura máxima atingir 22 metros.
Aviso AMARELO referente a: AGITAÇÃO MARITIMA No período entre as 15H00 e as 21H00 de quarta-feira, 2 de outubro. Ondas de oeste, passando a noroeste.
Sugere-se o acompanhamento da evolução da situação meteorológica através da página do IPMA (www.ipma.pt) e que sejam tomadas as seguintes medidas de autoproteção recomendadas pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, nomeadamente:
Corte ou pode as árvores próximas que apresentem risco de queda. No caso de árvores de grande porte ou que não sejam propriedade sua informe os serviços da sua Autarquia;
Mantenha limpos os sistemas de drenagem, bem como os adjacentes à sua residência. Caso tenha conhecimento de uma situação que possa provocar danos alerte as autoridades competentes;
Guarde os objetos soltos do jardim e o caixote do lixo ou outros que possam ser projetados pelo vento. Um objeto, mesmo que leve, projetado por vento forte pode causar grandes prejuízos materiais e acidentes pessoais graves;
Abrigue os animais, particularmente os domésticos, pois são extremamente sensíveis a temporais;
Se verificar que existem infiltrações, barulhos estranhos ou fendas nas paredes contacte as autoridades. Pode ter de abandonar a sua residência;