89 cidadãos da Graciosa aguardam resultados nas próximas horas
As próximas horas serão decisivas para tentar perceber a origem da mais recente infecção por Covid-19 diagnosticada na Graciosa.
Esta tarde, na actualização dos resultados, a Autoridade de Saúde Regional confirmou que as 391 análises processadas até à meia noite não detectaram novos casos positivos na região, acrescentando que neste número estão incluídos 4 cidadãos graciosenses.
Às 16 horas de hoje existiam 673 casos a aguardar colheita de amostras biológicas ou resultados laboratoriais nos Açores, sendo 535 relativos a rastreios.
Tiago Lopes disse também que 89 destes casos a aguardar dizem respeito à ilha Graciosa, onde se incluem os contactos próximos do caso confirmado ontem e mais de meia centena de profissionais de saúde.
Aliás, o Diretor Regional da Saúde, ao fim de 30 dias, emocionou-se quando enalteceu o trabalho dificil mas empenhado dos homens e mulheres que estão no terreno, nos hospitais e centros de saúde, para dar a melhor resposta aos cidadãos.
Parte das amostras colhidas na Graciosa só deverão chegar hoje aos laboratórios e muitas serão processadas nas próximas horas.
O caso de ontem é o 5º confirmado na ilha Graciosa que causa alguma apreensão na população, por não se saber ainda a origem do contágio.
Ao fim de 5 semanas desde o início do surto nos Açores registaram-se 128 casos positivos, dos quais estão ativos 107 casos. Verificaram-se já 15 doentes recuperados e lamentam-se 6 óbitos.