O Conselho de Governo, reunido a 17 de setembro, em Ponta Delgada, decidiu aprovar a criação de uma nova área de produção aquícola denominada “Baía do Filipe”, situada na ilha Graciosa.
Nesta área de produção aquícola, para além de espécies de algas marinhas autóctones, é permitida a produção de cracas, lapas, vieiras, ouriços e pepinos do mar. É ainda autorizada a produção de espécies piscícolas, como írio, pargo, goraz, dourado, atum, serra, encharéu, cherne, chicharro, cavala e sardinha.
No comunicado o Governo dos Açores acrescenta que tem promovido a produção de conhecimento nesta área através do mapeamento de zonas de ambiente costeiro e offshore com potencial para instalar unidades de Aquicultura no arquipélago, considerando condições ambientais, socioeconómicas e administrativas, tendo em vista a transferência de conhecimento científico dos laboratórios para as unidades de produção.
Nesse âmbito, foram definidas áreas de produção aquícola situadas na Feteira, na ilha do Faial, no Porto Martins, na ilha Terceira, e na Ribeira Quente, em São Miguel, sendo agora também definida uma zona na Graciosa, identificada como zona com caraterísticas adequadas para este tipo de produção.