A Representação Parlamentar da Iniciativa Liberal solicitou o adiamento, para o próximo plenário de maio, da sessão de perguntas ao Governo Regional sobre o “futuro da ilha Graciosa”, tendo em conta a tomada de posse dos novos membros do Governo Regional.
Nuno Barata, Deputado liberal, explica que “a IL entendeu dar tempo aos novos membros do Governo Regional, agora empossados, para se inteirarem os dossiers relativos ao desenvolvimento da ilha Graciosa”, considerando que “foi apenas solicitado o adiamento da sessão de perguntas para daqui por 15 dias, altura da realização do plenário de maio”.
Recorde-se que, na sequência de uma visita oficial de 3 dias à ilha branca, a Iniciativa Liberal havia solicitado o agendamento de uma sessão de perguntas ao executivo de coligação sobre “o desenvolvimento socioeconómico” daquela ilha do grupo central do arquipélago, “transportes e acessibilidades”, “investimentos públicos estruturantes” e “parcerias estratégicas”, segundo as temáticas comunicadas ao Presidente da Assembleia Legislativa da Região.
Da visita oficial à ilha Graciosa constaram reuniões com todas as Juntas de Freguesia da ilha, a Câmara Municipal de Santa Cruz, a Adega e Cooperativa, o Centro de Saúde, a Escola Básica e Integrada, Associação de Pescadores, empresários agrícolas e outras empresas locais.
Por outro lado, Nuno Barata salienta que “o simples agendamento da sessão de perguntas por parte da IL traduziu-se em alguns efeitos práticos”, referindo que “após a visita à ilha e a solicitação do agendamento desta sessão foram anunciadas novidades relativamente às Termas do Carapacho, o Secretário Regional da Agricultura foi visitar a Graciosa, a IL deu entrada de uma iniciativa que visa recomendar à República o reforço de meios de fiscalização do mar dos Açores, visando proteger os pescadores e armadores de ilhas como a Graciosa e até o PS já apresentou iniciativas sobre investimentos na ilha”.
“Um Deputado é eleito por um círculo eleitoral, mas depois de eleito toma posse como Deputado Regional. Por isso, cumprindo com o que assumi quando fui eleito vou defender os interesses dos Açores. É neste sentido, e depois de uma aturada agenda cumprida na ilha Graciosa, depois de ouvidos os anseios e problemas que nos foram apresentados e colocados, que vamos questionar o Governo Regional, liderado pelo PSD, sobre o plano de desenvolvimento para aquela ilha”, disse o parlamentar.
O pedido para a sessão de perguntas chegou a estar agendado para o plenário de abril, mas a IL entendeu dar tempo aos novos membros do Governo Regional agora empossados em áreas como turismo, mobilidade, infraestruturas, emprego e qualificação profissional, entre outras, sendo a sessão realizada no próximo mês de maio.
Fonte: Iniciativa Liberal