Este conteúdo fez parte do "Blogue Graciosa Online", que se encontra descontinuado. A publicação é da responsabilidade dos seus autores.
Rastreio na praça

Rastreio na praça

Unidade de Saúde da Graciosa assinala Dia Mundial da Diabetes

No próximo dia 14 de novembro, assinala-se o Dia Mundial da Diabetes. 

Neste contexto, a Unidade de Saúde da Ilha Graciosa promove nos dias 14 e 15 de novembro de 2022, um rastreio da diabetes aberto à população, de forma a contribuir para o diagnóstico precoce da doença.
Os profissionais de saúde estarão no Coreto da Praça Fontes Fereira de Melo, das 09h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00.
Embora não tenha cura, a prevenção das suas complicações é a nossa principal preocupação, sendo a intervenção e a educação terapêutica do doente, fundamentais para atingir um bom controlo da doença.
O rastreio é aberto a toda a população sendo especialmente importante em: 
– Adultos com idade igual ou superior a 45 anos, mesmo sem fatores de risco associados; 
– Adultos que, independentemente da idade, apresentem excesso de peso e, pelo menos um fator de risco adicional: 
– Familiar de 1º grau com diabetes mellitus
– Mulheres com antecedentes de diabetes gestacional ou filhos com peso à nascença >4kg; 
– Hábitos tabágicos; 
– Hipertensão arterial; 
– Colesterol e triglicéridos elevados; 
– Inatividade física;