A Filarmónica União Popular Luzense (FUPL) emitiu um comunicado na sequência da Assembleia Geral realizada neste domingo que teve como pontos da ordem de trabalhos a apresentação de contas da época transata, para aprovação dos sócios, a eleição dos novos titulares dos órgãos sociais da instituição e, por fim, a discussão de outros assuntos de interesse para a coletividade.
Os primeiros dois pontos da ordem do dia foram aprovados por unanimidade dos sócios presentes, com a recondução da lista para a Direção encabeçada por João Manuel Mendonça Santos, fazendo mais um mandato ao serviço da Direção da Filarmónica União Popular Luzense. Na Presidência da Mesa da Assembleia-Geral foi reconduzido Orlando Miguel Santos. Quanto ao Conselho Fiscal, continua a ser presidido por Tiago Santos.
De acordo com o referido comunicado, "a gestão de João Santos em 2018/2019 manifestou-se muito positiva, quer ao nível de gestão corrente e financeira da filarmónica da Luz, quer ao nível da própria banda, em estreita colaboração com o maestro da sua banda filarmónica".
"Foi debatido o futuro da banda, tendo esta Direção assumido perante os sócios da instituição que continuará um trabalho de aposta contínua e cirúrgica na banda filarmónica da F.U.P.L..
Na época musical que terminou, a instituição prosseguiu com mais uma fase de restauro da sua sede, quer no seu interior, sobretudo no seu salão nobre, bar e na sua secretaria administrativa, quer ao nível de arranjos e pinturas do exterior, bem como restauro e pintura das portas em madeira.
Foram definidos vários objetivos, durante o último ponto da ordem de trabalhos, designadamente quanto à organização do Carnaval, direção musical da banda, restruturação e funcionamento da Escola de Música e discussão construtiva em relação ao ponto de situação da banda musical. Todos os presentes concordaram que a Época Musical 2018/2019 revelou-se de facto muito positiva ao nível musical nesta instituição.
A nível financeiro, a Filarmónica União Popular Luzense está de boa saúde, mesmo após grandes obras, com elevados custos financeiros para esta associação, levadas a cabo no mandato que agora terminou. As contas da FUPL contam com liquidez na ordem dos 6 mil euros. Quanto aos serviços musicais, este foi um ano sem igual, com receitas de cerca de quase 6 mil euros nos serviços musicais prestados à comunidade.
Decidiu esta Direção continuar com a firme aposta na Organização das 3 principais festividades da Freguesia da Luz, à semelhança do que aconteceu em 2019, com a organização das Festas de Santo António da Folga, Festas de Nossa Senhora de Lourdes no Carapacho e Festas de Nossa Senhora da Luz, a nossa Padroeira.
A F.U.P.L. demonstra-se disponível para continuar a trabalhar com todos os parceiros que têm contribuído para a sustentabilidade desta instituição, tendo já efetuado novas candidaturas aos apoios governamentais, tão importantes para a o futuro próximo da sua banda filarmónica".