Os candidatos do PSD enaltecem trabalho do Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Luz e revelam preocupações sobre prevenção e combate à violência doméstica.
Os candidatos do PSD pela ilha Graciosa nas eleições regionais de 25 de outubro visitaram hoje o Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Luz, tendo reunido com o representante da instituição e com a responsável pelo polo local de prevenção e combate à violência doméstica.
À margem da visita a candidata, Eulália Aguiar declarou que “a nossa candidatura fez questão de enaltecer o trabalho desenvolvido por esta instituição de solidariedade social e todos os seus colaboradores e dirigentes e foi com muito agrado que ficámos a conhecer o projeto que esta entidade está a ultimar, referente a uma inicitiva de organização de uma universidade sénior intitulada “Ser Feliz Sem Idade” e que louvamos e estimulamos a uma participação que terá todo o interesse, desde logo para os nossos idosos”, disse.
O Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Luz está de parabéns pela organização desta iniciativa dirigida a maiores de 50 anos, que está pensada tendo em conta todas as necessidades de prevenção e segurança para o momento de pandemia que atravessamos em especial porque se trata de um público considerado de risco em que não podemos facilitar ou ser negligentes quanto à sua proteção.
A visita ao Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Luz teve também em conta a sua atividade no âmbito da violência doméstica e também com destaque para a violência de género.
Eulália Aguiar declarou que “foi com alguma preocupação que ficámos a conhecer melhor esta realidade que, infelizmente, ainda suscita mais de 30 processos tratados pelo polo local de prevenção e combate a este fenómeno, ainda mais quando é sabido que muitos casos nunca são reportados e muitas vítimas sofrem em silêncio, em especial as mulheres. Para nós é fundamental que os futuros representantes da ilha Graciosa no parlamento regional tenham uma palavra a dizer sobre esta temática pois é muito importante não esconder que se trata de um problema que urge abordar e conhecer”, referiu.
A candidatura do PSD pela ilha Graciosa lembrou que o parlamento dos Açores aprovou há dois anos a realização de um estudo sobre esta problemática e ainda não sabemos as suas conclusões.
Segundo Eulália Aguiar “não pode haver uma abordagem séria quando não existe uma genuína vontade de atuar, desde logo através de ações dirigidas, em primeiro lugar, a acudir às vítimas, mas também agindo para prevenir as causas para esta realidade, o que obriga a que os deputados eleitos tenham uma atitude de alerta e pedagogia que permita maior divulgação, em especial dos direitos das mulheres vítimas de violência doméstica e que se estende também a crianças e idosos que sofrem com este fenómeno”, esclareceu.
"Os candidatos do PSD assumem o compromisso de apoio às atividades destas instituições de solidariedade social e reforçam que terão uma ação atenta e determinada na prevenção e combate à violência doméstica, tendo em conta a nossa realidade e a necessidade de proteção das vítimas e instam a que todos os que se apresentam para representar a nossa ilha no parlamento regional procedam de igual forma.
Para o PSD a Graciosa está sempre em primeiro", concluiu.
Para o PSD a Graciosa está sempre em primeiro", concluiu.
Fonte: PSD Graciosa