Na sequência da votação das propostas do deputado graciosense do PSD, que foram chumbadas na Assembleia Regional pela maioria socialista, os deputados graciosenses do PS emitiram o seguinte comunicado:
"Os Deputados Graciosenses do Partido Socialista/Açores vêm prestar os seguintes esclarecimentos, refutando as insinuações proferidas pelo deputado João Costa do PSD:
1 – Se o deputado João Costa estivesse interessado no desenvolvimento da Graciosa, teria votado favoravelmente o Plano Anual e o Orçamento Regional, para 2019, que contempla investimento superiores a 30 milhões de euros, na nossa Ilha. O deputado do PSD votou contra as dotações para a nova aerogare, a torre de controle, apoios à agricultura, pescas, diversas obras públicas, apoio à deslocação de doentes, aumento dos apoios aos doentes oncológicos, criação de uma casa de apoio ao doente deslocado em S. Miguel, apoio à mobilidade dos Graciosenses, apoio ao funcionamento da Santa Casa da Vila da Praia e de Santa Cruz, entre outras medidas.
2 – Com a sua habitual habilidade o deputado João Costa faz passar a ideia de que defende os interesses da Graciosa, mas nem se deu ao trabalho de apresentar em plenário as quatro propostas que trouxe, confirmando o total desinteresse pelas questões da ilha.
3 – A proposta que defende para a requalificação da Beira-Mar da Luz, com uma dotação de apenas 15 mil euros, deveria ter sido apresentada na Câmara ou na Assembleia Municipal, respeitando assim a entidade responsável pela gestão do espaço.
4 – O deputado do PSD propôs, também, gastar 30 mil euros com o projeto do Porto Afonso que, como é público, já foi concluído, estando apenas a aguardar os fundos comunitários para a sua execução.
5 – O deputado não explicou o que pretendia alcançar com os 25 mil euros propostos para a Marina da Barra – uma verba irrisória, diga-se. Mais, este é o mesmo deputado que não votou favoravelmente o reforço de 100 mil euros, para aquela estrutura, quando era preciso executar o levantamento topo-hidrográfico, o reconhecimento submarino, o estudo prévio e o projeto.
6 – João Costa insiste em apresentar uma proposta para iluminar a pista do aeroporto, apesar de já saber que a entidade reguladora da aviação civil estabeleceu como prioridades a torre de controlo e a aerogare, estando previsto que o alargamento da pista será executado no próximo quadro comunitário, altura em que será concretizada a instalação da iluminação.
Como fica demonstrado o Deputado do PSD traz propostas inconsequentes apenas para fazer ruído, recusando-se a apresentá-las para não ter de se submeter ao contraditório, onde estas questões poderiam ser devidamente explicadas, coisa que, pelos vistos, não quer e isso é uma pena porque gera mal entendidos, erros de perceção e notícias falsas, coisas que parece ser do agrado do referido Deputado".