Missa Campal assinala a festa pelo segundo ano consecutivo
A Festa de Santo António da Vitória, pelo segundo ano consecutivo, é celebrada apenas com Missa Campal.
A Eucarístia Solene junto à Igreja realiza-se neste domingo, 22 de agosto, às 18 horas, sendo recomendado o distanciamento social e a utilização de máscara.
Outros eventos foram cancelados, devido à situação epidemiológica que se alterou nos últimos dias na Graciosa.
A ilha tem 12 casos ativos de covid-19 e duas cadeias de transmissão primária, embora não tenham sido registados novos casos nas últimas 48 horas.
A Igreja de Santo António da Vitória é dos edificios religiosos mais recentes da Graciosa, construído entre 1904 e 1907, em zona central do lugar que já era Curato deste dezembro de 1886 e teve como primeira sede a Ermida de Nossa Senhora da Vitória (século XVII).
O terreno para a construção do templo, com generosa contribuição da população emigrada no Brasil e América do Norte, foi oferecido por João Inácio de Melo e a primeira imagem de serviu de orago foi trazida da Igreja Paroquial de Guadalupe.
A Procissão da Senhora da Vitória, que ocorre na terça-feira do Espírito Santo, foi pela primeira vez ao lugar de Santo António em 1904.
José Simões Borges (1928-2013) foi o padre que mais anos serviu a comunidade, permanecendo na Vitória durante 40 anos, desde 1967.