Celebra-se no próximo domingo, 18 de setembro, a última festa de verão da Graciosa, em honra de São Pedro Gonçalves.
Haverá Missa Solene na Ermida da Senhora da Boa Nova, às 17 horas, seguida de procissão acompanhada pela Filarmónica Recreio dos Artistas.
A festa de São Pedro Gonçalves, padroeiro dos homens do mar, também já foi uma das maiores da Graciosa, conforme relata o Padre Vital Cordeiro (1921-2008) no livro "Igrejas e Ermidas da Ilha Graciosa, 1ª edição 1986".
Esta festa celebrava-se no último domingo de agosto. A procissão descia pela Rua do Galeão, ladeava a Praça pela Rua D. Afonso Henriques e subia o Monte da Senhora da Ajuda, rodeando ao Pé do Pico, descendo a Rua Vasco Gil Sodré e passando pela Matriz em direção à Rua do Mar.
Foi também na ermida do Corpo Santo que o Padre Vital Cordeiro Dias Pereira, missionário jesuíta na Índia, Macau e Moçambique, celebrou a primeira missa.
Pedro Gonçalves Telmo, também conhecido como Santelmo ou Corpo Santo, foi um sacerdote católico castelhano. Após ser presbítero canónico em Astorga, ingressou na Ordem dos Dominicanos, onde se distinguiu pela sua retórica e capacidade de pregação. Foi capelão do rei Fernando III de Leão e Castela antes de ser nomeado prior do Convento de São Domingos de Guimarães. É o santo padroeiro dos homens do mar, tendo cedo desfrutado de grande devoção popular. O Papa Bento XIV confirmou o seu culto em 1714.