O deputado do PSD, eleito pela Graciosa, questionou hoje a Secretária Regional da Saúde sobre a falta de enfermeiros e de médicos na ilha.
João Costa, que falava durante o debate de urgência sobre a saúde, na Assembleia Regional, perguntou quando seria aberto concurso para as duas vagas de enfermagem do Centro de Saúde da Graciosa, anteriormente anunciadas pelo governo.
Segundo o vice-presidente da bancada do PSD, a falta de enfermeiros tem levado ao cancelamento de deslocações de especialistas à ilha Graciosa.
Sobre a falta de médicos, o deputado social democrata lamentou que o governo não crie condições para a sua fixação na ilha, optando por contratar empresas que colocam médicos a prazo na Graciosa.
Por sua vez, Teresa Luciano negou que as consultas de especialidade não tenham sido feitas por falta de enfermeiros, esclarecendo que os profissionais de enfermagem deslocam-se com os médicos especialistas dos respetivos hospitais.
Em 2020, apesar da pandemia, já houve deslocações de 4 especialidades à ilha Graciosa.
A Secretária Regional da Saúde lamentou ainda que uma parte dos enfermeiros da Graciosa estejam de baixa médica, desejando que recuperem rápido.
Quanto aos médicos para a Unidade de Saúde da Ilha Graciosa, Teresa Luciano disse que a contratação de empresas é a alternativa possivel para evitar que os graciosenses fiquem sem cuidados de saúde, uma vez que os concursos para a contratação de médicos têm ficado desertos.