O Presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Ilha Graciosa (AHBVIG) reuniu nesta quinta-feira com o Presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, General Eduardo Faria.
O encontro, a pedido do Presidente da Direção da AHBVIG, realizou-se na sede da Proteção Civil, em Angra do Heroísmo, visando a apresentação de cumprimentos e transmitir as preocupações da Associação sobre a falta de meios para a proteção da população graciosense.
Tiago Correia referiu que a AHBVIG não pode esperar mais tempo para que seja contemplada com um auto-tanque pesado, porque está em causa a segurança de toda a Ilha, acresentando que os meios disponiveis não terão capacidade de resposta.
Foi também transmitido que a direção iniciou a aquisição de EPI’s de Combate a Incêndios e que a AHBVIG espera do SRPCBA colaboração nesta aquisição.
Foram levantadas outras questões, como as instalações da Associação e a criação de um comando de operações, bem como o reforço de formação em TAS para garantir os melhores cuidados à população da ilha Graciosa.
"A estas e outras questões, o Presidente do SRPCBA acedeu, faltando verificar a disponibilidade financeira dos Quadros Comunitários que ainda não estão definidos, para que as situações mais urgentes possam ter a sua resolução a muito curto prazo", adianta a nota dos bombeiros graciosenses.
O presidente da associação de bombeiros recém eleito saiu satisfeito da reunião, mas adianta que estará "vigilante a todo o processo que se desenrolará nos próximos meses para garantir que a Graciosa esteja no topo das prioridades, quando se obtiver autorização para candidaturas aos fundos europeus”.
Tiago Correia garantiu ainda a permanente e total disponibilidade dos bombeiros graciosenses para ajudar no que for necessário, oferecendo ao Presidente do SRPCBA uma medalha comemorativa dos 25 anos da AHBVIG.