Graciosa recebeu a primeira prova de trail running
O Graciosa WindMills Trail foi a primeira experiencia da modalidade na ilha dos moinhos de vento. 132 atletas de todo o país partiram à descoberta dos 40 quilómetros de trilhos que incluíam a descida à furna do enxofre.
Além da prova aberta, cerca de 90 competiam na Taça de Portugal, apurados de norte a sul do país.
A ilha mais plana dos Açores ofereceu momentos únicos aos participantes. Não só a possibilidade de correr no interior da maior abóbada vulcânica da Europa, mas também subidas e descidas de 2 mil metros que superaram a expectativas.
O atleta mais rápido e vencedor da 3ª edição da Taça de Portugal de Trail Run cortou a meta em 3 horas, 21 minutos e 54 segundos. Miguel Arsénio, de Santarém, que vinha duma lesão grave, não conteve a satisfação.
Logo atrás, com 3 horas, 26 minutos e 45 segundos, ficou Luís Semedo.O atleta de Portalegre era detentor dos primeiros 2 troféus, conquistados em 2017 em São Miguel e em 2018 nas Flores.
O melhor açoriano foi o campeão nacional, completando a prova em 3 horas, 28 minutos e 8 segundos. O leque de atletas bastante competitivo, impediu Dário Moitoso de fazer a dobradinha.
Em femininos, Paula Soares cortou a meta com 4 horas, 16 minutos e 13 segundos. No ano passado, nas Flores, a atleta de Amarante tinha ficado no 3º lugar.
Em segundo lugar chegou Andreia Correia. A atleta de Fátima completou a prova em 4 horas, 35 minutos e 15 segundos. Lúcia Franco fechou o pódio da taça em femininos.
Entretanto, na prova aberta, os vencedores foram José Batista, com 3 horas e 47 minutos, e em femininos, Raquel Vasconcelos, com 5 horas e 36 minutos.
A organização faz um balanço positivo do primeiro evento realizado na Graciosa.Foram recuperados trilhos que não eram utilizados há muitos anos nem são conhecidos para a maioria dos graciosenses.
O investimento na recuperação dos trilhos favorece o desporto e também o turismo. Ficou lançada a semente que pode dar frutos.
O calendário de provas nacionais para 2020 já fechou.No entanto, é possível que o trail regresse à Graciosa em 2021.