A Festa de Nossa Senhora das Dores celebra-se este ano nos dias 07 e 09 de julho, na Paróquia de Santa Cruz da Graciosa.
Na sexta-feira, dia 7, às 19 horas, há missa solene seguida de Procissão de Nossa Senhora do Ar, ao Aeroporto, acompanhada pela Filarmónica União Progresso de Guadalupe.
No domingo, dia 9 de julho, a missa solene será às 18 horas, seguida da Procissão de Nossa Senhora das Dores, ao Canto do Quarteiro, com a Filarmónica Recreio dos Artistas.
A ermida da Senhora das Dores foi fundada na segunda metade do século XVIII por António da Silva Sodré e sua esposa, Maria da Trindade, que ali foram sepultados.
O corpo do templo mede 7,85m por 4,45m, enquanto a capela mede 4,75m por 3,25m.
A primeira referência à ermida da Senhora das Dores surge no memorial da visitação do Padre Tomé Gregório Teixeira, vigário do Topo (São Jorge), com data de 29 de agosto de 1798.
Além da imagem da Senhora das Dores, que tem apenas 0,65m de altura, num pequeno nicho central venera-se também uma pequena e antiga imagem da Senhora do Rosário dos Barreiros.
Em mísulas laterais foram colocadas as imagens de Nossa Senhora de Fátima e de Nossa Senhora do Ar, adquiridas com donativos de emigrantes, sendo esta última contemporânea à inauguração do Aeródromo da Graciosa, em 1981, data a partir da qual começou a ser realizada a procissão ao aeroporto.
Aliás, até 1981 a Festa de Nossa Senhora das Dores não se fez durante 50 anos.