João Tiago Mendonça, sob orientação do professor Paulo Silva, qualificou-se no 81º lugar do Corta Mato Nacional Escolar, numa lista de 187 alunos do escalão de Juvenis Masculinos.
O graciosense, da Escola Básica e Secundária da Graciosa, foi um dos oito alunos açorianos que participaram na Fase Nacional, juntando-se a João Matos (EBS da Madalena) e João Fagundes (ES Vitorino Nemésio), em Iniciados Masculinos, Salomé Carvalho (ES Vitorino Nemésio) e Daniela Santos (EBS de São Roque do Pico), em Iniciados Femininos, Diogo Ribeiro (ES Vitorino Nemésio), em Juvenis Masculinos, Fabiana Martins (EP de Vila Franca do Campo) e Sulpécia Gomes (ES Vitorino Nemésio), em Juvenis Femininos.
Caraterizada por um saudável espírito desportivo, a participação dos alunos neste evento constituiu uma oportunidade privilegiada para ‘vestirem a camisola’ da sua escola e da sua ilha, representando-as e defendendo-as, concretizando assim um dos potenciais contributos do Desporto Escolar Açores para o ProSucesso.
As provas do Corta Mato Nacional Escolar realizaram-se nos dias 22 e 23 de fevereiro, no Concelho da Marinha Grande, Distrito de Leiria, estando presentes cerca de 1400 alunos e professores, que representam as 5 Coordenações Regionais (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve) e das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.
O corta-mato que teve lugar no sábado, no Parque da Cerca, situado no centro da Marinha Grande, é o culminar de duas fases anteriores: a fase Escola e a fase CLDE, que envolveram aproximadamente 300.000 alunos em todo o país.
As comitivas foram recebidas no dia 22 de fevereiro, no Parque Municipal de Exposições, onde ficou instalada uma Fun Zone, com parede de escalada, simulador de falta da gravidade e torre multiatividades, para convívio dos participantes.
O Corta-Mato Nacional foi organizado pela Direção-Geral da Educação e Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares em parceria com a Câmara Municipal da Marinha Grande.
A iniciativa teve o apoio da Associação de Atletismo de Leiria, Agrupamentos de Escolas do concelho, Instituto Nacional de Emergência Médica, Centro Hospitalar de Leiria, Autoridade Nacional de Proteção Civil, Bombeiros Voluntários de Marinha Grande e de Vieira de Leiria, Polícia de Segurança Pública e Guarda Nacional Republicana.