A Imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres apresenta-se este ano aos graciosenses despojada do ouro que os fiéis oferecem ao longo dos anos, por razões sanitárias e de segurança.
Para cumprir as normas do distanciamento social e, devido às reduzidas dimensões da Igreja da Misericórdia, o Tríduo Preparatório está a decorrer desde quinta-feira na Igreja Matriz, onde a Imagem permanecerá até à eucaristia da próxima segunda-feira, às 19 horas.
Assim, a Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz da Graciosa optou por não ornamentar a Imagem com os objectos em ouro oferecidos pelos fiéis.
Este ano a capa que envolve a Veneranda Imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres também é mais antiga, com mais de meio século, anterior à que tem sido utilizada nas procissões dos últimos anos.
Além destas duas capas bordadas a ouro, o Senhor Santo Cristo da Graciosa possui outras de valor simbólico e sentimental que cobrem a Imagem durante o ano.
Preside às festas deste ano o Padre Júlio Rocha, que iniciou o seu ministério sacerdotal em Santa Cruz da Graciosa, em setembro de 2019, sendo também Capelão da Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz e reitor da Igreja da Misericórdia.