Voo experimental de Ponta Delgada para a Graciosa começa em junho
A Graciosa vai ter ligações aéreas diretas a partir de Ponta Delgada, aos sábados, de junho a setembro de 2019.
O voo experimental foi anunciado pelo Governo Regional durante a reunião com o Conselho de Ilha que decorreu esta terça-feira, na Escola Básica e Secundária da Graciosa.
O executivo admite que a experiência servirá de teste para uma futura revisão das obrigações de serviço publico, embora a Graciosa já tenha 12 voos semanais no inverno e 14 voos no verão, quando as obrigações de serviço público estabelecem apenas 9 voos no inverno e 12 voos no verão.
Também o presidente do Conselho de Ilha, Vitor Mendes, acredita que este sinal do governo já é um início para ir de encontro às pretenções dos graciosenses.
As principais reivindicações dos conselheiros mereceram resposta positiva do executivo, à excepção do Porto de Recreio que está em terceiro lugar nas prioridades do governo.
O presidente do Governo, Vasco Cordeiro, sustentou que a segurança está em primeiro lugar e é necessário intervir em vários portos da região na sequencia do último temporal.
Depois vem o transporte marítimo e o conforto dos passageiros, onde se enquadra a gare marítima da Graciosa, já prevista no Plano de Reordenamento do Porto da Praia.