A Secretária Regional da Saúde anunciou que retomaram hoje a atividade as Unidades de Saúde de Ilha de Santa Maria, das Flores e do Corvo, que não registaram qualquer caso positivo de COVID-19, bem como as Unidades de Saúde de Ilha da Terceira, do Faial, do Pico e de São Jorge.
Teresa Machado Luciano, que falava na Assembleia Legislativa, por videoconferência, adiantou que se seguem as Unidades de Saúde de Ilha da Graciosa, a partir de 17 de maio, e de São Miguel, a partir de 22 de maio.
A titular da pasta da Saúde salientou que “a atividade assistencial se manteve durante estes três meses, respondendo sempre às necessidades de todos os Açorianos”, indicando que, “entre 1 e 25 de abril, foram realizadas 39.980 consultas nos cuidados de saúde primários na Região”.
Em relação ao Programa Regional de Vacinação, foram administradas 11.938 vacinas entre fevereiro e abril.
“Os três hospitais da Região também mantiveram a sua atividade, garantindo circuitos diferenciados para utentes não COVID-19 e a segurança da prestação de cuidados, tendo produzido 68.443 consultas de especialidade, 12.881 sessões de Hospital de Dia, 626 cirurgias com internamento e 169.670 exames em ambulatório nos meses de fevereiro, março e abril”, acrescentou Teresa Machado Luciano.
A Secretária Regional da Saúde revelou também que “os hospitais e as unidades de saúde de ilha já elaboraram os respetivos planos, que serão desenvolvidos pelos conselhos de administração, de acordo com as especificidades e necessidades da comunidade que tão bem conhecem”.
A recuperação da atividade assistencial terá como eixos orientadores, frisou Teresa Machado Luciano, “a priorização clínica, a reafectação de recursos, materiais e humanos, a reorganização da atividade em termos de equipas, horários e espaços e a aposta na telessaúde”.
Na área dos cuidados de saúde primários, “será mantida, sempre que possível, a teleconsulta, será privilegiada a marcação prévia e dada prioridade à consulta presencial para grupos prioritários, designadamente a vigilância da diabetes e da hipertensão”, afirmou.
Ao nível da atividade hospitalar, a prioridade será a retoma da atividade cirúrgica, contando-se com os programas CIRURGE e Vale Saúde para contribuir para a recuperação.
Na área da prevenção do cancro, a titular da pasta da Saúde afirmou que serão retomados os programas de rastreio nos Açores, de acordo com o calendário de levantamento das restrições e do reinício da atividade assistencial nas diferentes ilhas.
Teresa Machado Luciano salientou ainda que está a ser retomada a atividade da Saúde Escolar, com a introdução de um módulo relativo às medidas de segurança e atuação em possíveis situações de crise pandémica.
No âmbito da prevenção e do combate às dependências, será mantida a vigilância dos doentes assistidos através de contacto telefónico sistemático pelas Equipas de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências, em complemento às consultas presenciais.
Fonte: GaCS