A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, através da Direção Regional da Cultura (DRC), promove, nos dias 13, 15 e 20 de outubro, nas ilhas do Faial, Flores e Graciosa, respetivamente, a realização de três concertos pelo barítono Rui Baeta com vários grupos corais Açorianos, no âmbito da Temporada Cultural 2021.
Na ilha Graciosa, a 20 de outubro, pelas 21h00, no Centro Cultural de Santa Cruz da Graciosa, irá decorrer uma formação destinada a trompetistas das filarmónicas da ilha, ministrada por André Nunes.
No dia 21, haverá um concerto, no qual o barítono, o trompetista e o pianista Fábio Mendes farão uma parte solística, que encerrará com duas peças interpretadas pelos artistas e pelos Coros da Praia, de Santa Cruz, e coros paroquiais.
Rui Baeta, natural de Faro, licenciado em Canto pela Escola Superior de Música de Lisboa, estudou com o professor Luís Madureiro e com os pianistas Nuno Vieira de Almeida e Olga Prats, entre outros, tendo colaborado como coralista e cantor solista durante cerca de 10 anos no Conservatório Nacional de Lisboa.
Frequentou diversas instituições como a Fondation Hindemith, na Suíça, a Academie Francis Poulenc, em França, com François LeRoux, e a Mozarteum Akademie, na Áustria, com Richard Miller.
Em 1999 arrecadou o 1.º Prémio do Concurso RDP Jovens Músicos na classe de Música de Câmara, com o pianista Paulo Pacheco; realizou diversos recitais e concertos em Portugal e no estrangeiro e colaborou com variadas orquestras, como a Nacional do Porto, a de Cascais e Oeiras, a Orquestra Clássica do Sul, Orquestra das Beiras, a Camerata de Lyon e o Ensemble D’Arcos, Sinfónica Portuguesa, Orquestra Metropolitana de Lisboa e a Orquestra da Fundação Calouste Gulbenkian.