No próximo domingo, 28 de janeiro de 2018, pelas 17h30, na Casa do Povo da Praia, será inaugurado o Museu do Carnaval da Ilha Graciosa.
O Museu do Carnaval, que poderá ter pólos museológicos, pretende dar a conhecer, promover e dinamizar as tradições associadas ao carnaval graciosense, a investigação histórica e etnográfica e a atracção turística, valorizando assim esta tradição e o reconhecimento que continua a merecer.
A exposição integra um conjunto de fotografias, de fantasias individuais e de grupo, a mais antiga de 1926, trajes de fantasias e de bailinhos, adereços, documentos, instrumentos musicais, vídeo, entre outros; junto da exposição existe espaço para a concretização de actividades carnavalescas.
Os trajes das fantasias e dos bailinhos foram doados ou emprestados, sendo os primeiros em maior número.
O Museu do Carnaval é a concretização de um projecto idealizado no ano de 1994 por Jorge Cunha, na altura Presidente da Direcção da Organização da Semana do Carnaval da Ilha Graciosa.
Desde 1989, de forma continua, que este investigador e museólogo graciosense tem desenvolvido e concretizado actividades subordinadas à temática do carnaval.
A abertura da exposição deste museu, constituída por uma equipa dirigida por Jorge Cunha, surge integrada num projecto mais vasto na área do património cultural imaterial, cujo trabalho iniciado no ano de 1989, pelos Drs. Jorge Cunha e Lurdes Cunha, se encontra materializado em exposições permanentes e temporárias de várias temáticas, palestras e intercâmbios culturais, na ilha e no exterior, ateliês, apresentação ou colaboração na edição de livros, tertúlias, bibliotecas fixas e itinerantes, intercâmbios culturais, roteiros geoculturais, Rede Museológica dos Recursos Patrimoniais da Ilha Graciosa, abertura de museus, entre outros.
O Museu do Carnaval vai funcionar na sede da Casa do Povo da Praia e terá uma gestão mista, sendo os aspectos técnicos geridos pelas Associação Cultural, Desportiva e Recreativa da Graciosa, em regime de voluntariado.
A inauguração do Museu do Carnaval da Ilha Graciosa é aberta ao público e vai contar com a participação do Grupo de Modas de Viola da Casa do Povo da Praia.